Como é a carreira de Mecânico de Aeronaves na Azul Linhas Aéreas

25 de fevereiro, 2025

Foto: Divulgação Azul Linhas Aéreas.

Normalmente os mecânicos que escolhem trabalhar na aviação comercial podem atuar na pista (aeroportos onde a companhia aérea opera) em turnos de seis horas ou nos hangares de manutenção em turnos de oito horas.

Nos hangares o trabalho é dividido em linhas. Atualmente existem três linhas abertas no Hangar em Viracopos, Campinas-SP.

O Aeroporto de Viracopos é o principal hub da Azul. De lá que partem a maioria dos seus voos. Por esse motivo fazia sentido que Campinas abrigasse sua principal estrutura de manutenção, o Hangar MRO VCP que nasceu no ano de 2020, em plena pandemia.

MRO é parte do nome do Hangar. O significado dessa sigla é ‘Maintenance, Repair and Overhal’, ou seja, ‘Revisão, Reparos e Manutenção’.

A escolha de um nome para o Hangar que não levantasse a bandeira da Azul teve como objetivo atender a frotas de outras companhias aéreas internacionais. E pensando grande a Azul criou o conceito Tec Ops, passando a ter a Força Aérea Brasileira como cliente em 2023 por intermédio da fabricante Airbus e desenvolvendo contatos com a intenção de atender a TAP – Transportes Aéreos Portugueses e a BOA – Boliviana de Aviacion.

O Hangar MRO VCP ocupa uma área de 35 mil metros quadrados construídos, com capacidade para abrigar 8 aeronaves A-320 simultaneamente. Possui onze oficinas: estruturas, pintura, aviônica, interiores, supervisão de motores, supervisão NDT, baterias, oxigênio, equipamento de emergência, usinagem, rodas e freios.

A Azul realiza a manutenção da sua frota de Airbus e Embraer E2 em Viracopos e a manutenção da sua frota de Embraer E1 e ATR no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

A Azul tem planos para ampliar essa estrutura através da construção de um hangar exclusivo destinado a pintura e outras atividades, o que aumentaria a capacidade para mais quatro linhas, elevando de cerca de 500 para 1000 postos de trabalho quando tudo ficar pronto.

O Hangar MRO VCP é certificado pela ANAC através do RBAC 145 e possui ainda outras certificações internacionais. Um dos seus maiores esforços é evitar o AOG, sigla que corresponde a Aircraft on Ground, ou seja, aeronave no solo. Para isso, é necessária uma constante engenharia de aquisição ou construção de peças, destacando que as empresas fabricantes de componentes nem sempre têm estoques a pronta entrega.

As contratações na Azul

As contratações na Azul são de acordo com o nível de conhecimento do mecânico, podendo acontecer desde o programa de estágios até degraus mais altos para aqueles que já possuem CHT. Essa escada começa então como Trainee e passa por Tec 1, Tec 2, Tec 3 e Tec 4.

Ao chegar em Tec 4, caso o profissional possua curso superior, pode escolher por cargos de gestão ou se preferir, pode permanecer na manutenção fazendo pleno exercício da sua aptidão e vocação técnica.

A Azul busca um time de manutenção que tenha capacidade de inovação sem perder o foco na segurança. Tem empenhado esforços para realizar uma grande revolução digital, adotando o conceito paperless, com o objetivo de que todos os documentos passem a ser controlados por tablets e computadores.

Sempre antenada em ações de marketing a Azul vem incentivando alunas a se inscreverem no Curso MMA tendo planejado, por exemplo, a primeira troca de motor de um Airbus A-320 por um time inteiramente feminino.

Para quem deseja iniciar na carreira, a Pro Flight oferece o Curso MMA na versão semipresencial para alunos de todo o Brasil e para quem já está fazendo ou já concluiu o curso, a Pro Flight oferece o Curso de Processo Seletivo online orientando os alunos sobre como se preparar para todas as fases do processo.

Foto: Gil Machado | Pro Flight.

Missão e Visão

A Azul declara que sua Missão é oferecer o melhor emprego da sua vida e fazer com que o cliente tenha o melhor voo da sua vida. Declara também que sua Visão é construir a melhor companhia aérea do mundo.

O Hangar MRO VCP declara que sua Missão é executar manutenção em aeronaves e componentes com segurança, em busca de prazos e custos competitivos. Declara também que sua Visão é ser a melhor opção de manutenção para a Azul.

Valores

  • Segurança – nada é mais importante.
  • Consideração – trate o outro como gostaria de ser tratado – OPA.
  • Paixão – Ame o que faz.
  • Inovação – Esteja aberto e faça cada vez melhor.
  • Integridade – Seja um exemplo do bem.
  • Excelência – Seja impecável no que faz.

Posicionamento no mercado (set 2024)

A Azul atua não só no transporte de passageiros, mas também na Manutenção (Azul Tec Ops), no Programa Azul Fidelidade (Programa de Vantagens), em Logística através da Azul Cargo Express e com a Azul Viagens através de Pacotes de Férias.

  • Mil voos diários para 155 destinos domésticos e 7 destinos internacionais.
  • 301 rotas sem escalas.
  • Única operadora em 81% das rotas.
  • Líder em 91% das rotas.
Foto: Gil Machado | Pro Flight.

Requisitos para concorrer às vagas de estágio (set 2024)

  • 18 anos ou mais (sem limite de idade).
  • Estudante do Curso MMA (Bas, GMP, Cel ou Avi).
  • Disponibilidade para trabalhar no Hangar da Azul em Campinas ou Belo Horizonte.
  • Formação Completa no Ensino Médio.

A visão dos Gestores

De acordo com as palestras proferidas aos nossos alunos pelo Engenheiro Eick, Gerente Geral de Manutenção da Azul, são características de destaque nos profissionais de manutenção:

  • Visão sistêmica da empresa – saber olhar para o todo e para o resultado final.
  • Saber trabalhar em equipe – atuar como numa corrida de bastão, fazendo sempre o seu melhor para entregar corretamente à equipe e sem atrasar o trabalho.
  • Capacidade de inovação – se engajar nas culturas de empresa, inclusive em trabalho voluntário. Se engajar na melhoria contínua de processos, trazer ideias e tentar aplicar. A Azul tem uma Sala para isso. Continuar estudando e se atualizando sempre, uma vez que os sistemas evoluem.
  • Pontualidade – não basta ser pontual, é preciso ser disponível, ser o “cara”com quem dá para contar.
  • Organização e disciplina – para manter o ambiente leve apesar da cobrança, tem que haver equilíbrio para ser sadio.
  • Humildade – para corrigir os erros.

Cabe compartilhar aqui também três citações muito interessantes apresentadas durante as palestras do Gerente Geral de Manutenção da Azul aos nossos alunos.

O avião voa em inglês.” É necessário saber ler os manuais.

Quem não mede não gerencia.” É necessário medir para conseguir melhorar.

Você precisa gostar do bolo todo e não somente da cereja.

Fontes: Palestras de abertura das visitas técnicas dos alunos da Pro Flight – Jorge Marques, Gerente de Manutenção de Aeronaves. Palestras comemorativas da Semana da Asa – 17/11/22 e 24/10/23 – Eng. Antonio Eick, Gerente Geral de Manutenção.

Busca

 

Categorias

 

Cursos



Avenida Brasil, 1664 - Guanabara - Campinas - SP [ MAPA ]

SALA DE MATRÍCULAS

19 99907.0707

COORDENAÇÃO

19 97134.4981

FINANCEIRO

19 99801.4419

Copyright © 2020 - Pro Flight. Todos os direitos reservados.